Milhões de pessoas do mundo todo alimentam a ansiedade e a incerteza sobre se o mundo realmente vai acabar nesta sexta-feira, dia 21 de dezembro. Alguns dizem não ter medo, enquanto outros se preparam para catástrofes.
Até hoje, a humanidade já passou por várias datas tidas como apocalípticas, como o cometa Halley, em 1910, as previsões de Nostradamus e a virada do milênio em 2000. Apesar dessas profecias não terem se concretizado, muita gente está preocupada com o que pode acontecer nesta sexta-feira.
O rumor atual envolve o calendário maia. Muitos justificam suas crenças de que o mundo acabará no dia 21 de dezembro por ser a última data prevista pela civilização maia. O calendário Tzolkin, um dos 20 cálculos de tempo usados pelos maias, afirma que 2012 põe um fim ao que chamam de “a conta longa”, um ciclo de tempo que começou em 3113 a.C.
Porém, os cientistas garantem que o mundo não acabará agora. O calendário maia representa apenas o fim de um ciclo. Portanto, não está relacionado ao fim do mundo. “É basicamente uma ficção dizer que o universo vai destruir a Terra nessa data. Não existe ciência nisso”, explica Dr. Michio Kaku, físico e professor da Universidade de Nova York.
Nenhum comentário:
Postar um comentário