terça-feira, setembro 23, 2014

Gêmeos siameses passam pela 7ª cirurgia para colocação de expansores.

Os gêmeos siameses Arthur e Heitor, de 5 anos, unidos pelo tórax, abdômen e bacia, passaram nesta terça-feira (23) pela sétima cirurgia para colocação de expansores de pele desde que nasceram. A expectativa agora é de que as bolsas de silicone não sofram rejeição como outras vezes. Segundo o médico Zacharias Calil, responsável pelo procedimento, se tudo ocorrer dentro do planejado, a operação de separação deve acontecer até o final deste ano.

"Em 20 dias, se tiver tudo certo, as bolsas começam a expandir. Esse procedimento completo demora cerca de dois meses. Então, nossa previsão é de que possamos separá-los até o próximo mês de dezembro", afirmouo médico.

Os expansores tem 750 ml cada um e foram colocados no tórax de Heitor. "O Arthur já tem pele suficiente", diz Calil. O procedimento durou cerca de 2 horas, foi realizado por oito profissionais e considerado um sucesso. Esta é a última etapa a ser vencida antes da separação.

"O problema é que a pele deles é muito fina. Eles são muito magrinhos, não tem gordura subcutânea. A pele deles fica praticamente em contato com o osso. Mas é impossível fazer a cirurgia de separação sem que isso esteja resolvido. Não podemos correr riscos, mas também não podemos esperar mais", conta. Segundo o cirurgião, a separação, em casos semelhantes, é feita com até um ano de vida. Acima disso, se torna ainda mais arriscada.

Todos os expansores serão retirados durante a cirurgia de divisão. Assim que saíram do centro cirúrgico, eles foram encaminhados para um leito de enfermagem, onde passam bem. A previsão é de que eles tenham alta na manhã de quarta-feira (24). Via g1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário