quarta-feira, dezembro 17, 2014

DILMA ASSUME PRESIDÊNCIA DO MERCOSUL NESTA QUARTA-FEIRA.

(Foto reprodução/Google)

Nesta quarta-feira (17.12), a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, afirmou que “é uma satisfação e uma honra assumir novamente a Presidência Pro Tempore do Mercosul”.

A declaração foi dada durante a 47ª Cúpula do Mercosul, que está sendo realizada na cidade de Parana (Argentina). Ao assumir o cargo, Dilma substitui a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner. “Saúdo o empenho da presidência argentina na condução do Mercosul neste semestre”, disse a presidenta.

Em seu discurso, Dilma celebrou as eleições realizadas no Brasil e no Uruguai, e lembrou que “essa celebração da democracia era impensável na América do Sul poucas décadas atrás”.

Sobre seu mandato, Dilma afirmou que vai aprofundar as discussões sobre o futuro da união aduaneira e a definição de estratégia conjunta de inserção internacional do bloco Econômico.

Dilma também disse que vai aperfeiçoar os mecanismos institucionais do Mercosul. “O Brasil se empenhará de todas as formas para que o Mercosul continue avançando. Conto, nessa empreitada, com a ajuda de todos”, afirmou Dilma.

Além disso, a presidenta ressaltou que um dos pontos fundamentais de sua gestão será a renovação do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem). “Espero que até o fim de 2015 nós possamos renovar e fortalecer o Focem, essa ferramenta essencial para a nossa integração e para a redução de assimetrias entre nossos Países”, disse.

Atualmente, o Focem executa 45 projetos, que totalizam US$ 1,450 bilhão de dólares em investimentos. Desde 2005, o fundo financia projetos voltados às áreas de energia, infraestrutura, saneamento e habitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário