sexta-feira, dezembro 05, 2014

NASA LANÇA VOO TESTE DE CÁPSULA QUE PODE LEVAR O HOMEM A MARTE.

Orion subiu aos céus levada pelo foguete Delta IV e está programada para fazer duas órbitas na Terra

A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) lançou nesta sexta-feira uma versão inicial e não tripulada de uma cápsula que fará um teste com o objetivo de demonstrar a conveniência da exploração humana do sistema solar nas próximas décadas.

A Orion subiu aos céus levada pelo foguete Delta IV e está programada para fazer duas órbitas ao redor da Terra durante sua jornada, de cerca de cinco horas. A cápsula deve chegar a uma altitude máxima de 5.790 quilômetros, cerca de 15 vezes mais alto do que a trajetória da Estação Espacial Internacional. O principal objetivo é demonstrar a capacidade dos sistemas eletrônicos da Orion de resistir a picos de radiação e a seguir voltar para a Terra, testando assim seu escudo de calor e seus paraquedas.

Ao contrário do que aconteceu na quinta-feira, quando fortes ventos e problemas na válvulas de combustível impediram o lançamento, a contagem regressiva de hoje aconteceu sem atrasos.

Instalada no topo do mais forte propulsor da Força Aérea, que gerou mais de 2 milhões de libras de empuxo na decolagem, o foguete Delta IV levou a Orion para os céus de Cabo Canaveral, na Flórida, pouco depois das 7h (horário local, 10h em Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário