quinta-feira, dezembro 04, 2014

Vaticano encontra milhões de euros "escondidos", diz cardeal.


O ministro da Fazenda do Vaticano revelou que centenas de milhões de euros foram encontrados "escondidos" em contas de vários departamentos da Santa Sé sem terem aparecido nos balanços da cidade-Estado.
 
Em um artigo na edição da revista britânica Catholic Herald que será publicada na sexta-feira, o cardeal australiano George Pell escreveu que a descoberta significa que as finanças em geral do Vaticano estão em melhor estado do que se acreditava.
 
De fato, descobrimos que a situação é muito mais saudável do que parecia, porque algumas centenas de milhões de euros estavam escondidas em contas particulares seccionais e não apareceram na folha de balanço?, escreveu.
 
É importante enfatizar que o Vaticano não está quebrado... a Santa Sé está mantendo seus pagamentos e possui bens e investimentos substanciais?, afirmou Pell, de acordo com uma prévia do texto disponibilizada nesta quinta-feira.

Desde a eleição de Francisco em março de 2013, o Vaticano adotou grandes reformas para aderir a padrões financeiros internacionais e evitar a lavagem de dinheiro, e fechou muitas contas suspeitas em seu banco, assolado por escândalos.
 
Em seu artigo, Pell afirma que as reformas estão "bem encaminhadas e já passaram do ponto no qual o Vaticano poderia voltar aos 'maus e velhos dias'". Via bol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário