quinta-feira, fevereiro 05, 2015

HIDRELÉTRICAS REGISTRA EM 2015 O JANEIRO MAIS SECO EM 85 ANOS.

Reservatório da Usina Hidrelétrica de Funil, no sul do Rio de Janeiro, atingiu o nível mais baixo desde 1969.  (Foto: Marcos de Paula/Estadão Conteúdo)
Reservatório da Usina de Funil (RJ), que atingiu o nível mais baixo desde 1969

O volume de chuva que chegou aos reservatórios das principais hidrelétricas do país em janeiro de 2015 foi o mais baixo para o mês nos últimos 85 anos, apontam dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aos quais o G1 teve acesso.

De acordo com o órgão, a chuva registrada em janeiro foi equivalente a 38,04% da média para o mês, o pior índice do histórico, que começa em 1931.

Antes, o volume mais baixo havia sido verificado em 1953, quando a chuva correspondeu a 44,6% da média histórica.

Esse volume de água foi registrado nas represas de hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste, que juntas respondem por cerca de 70% da capacidade do país de gerar eletricidade.

Já é o terceiro ano seguido, portanto desde 2013, em que os meses de janeiro são mais secos que o esperado. No ano passado, a chuva foi equivalente a 53,43% da média histórica e, no ano anterior, a 83,32%.

A estiagem atinge o Centro-Oeste e o Sudeste em pleno período úmido, que vai de novembro a abril, época em que costuma chover mais nessas regiões.

O resultado é que, ao invés de subir, como seria o esperado, os níveis de armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas instaladas ali têm caído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário