sábado, junho 06, 2015

Artigo: “A família depois do whatsapp”.

Por Nany Mata - Jornalista, especialista em Gestão Estratégica em Comunicação, ambos pela PUC Mina.
“Os tempos mudaram, os valores já não são os mesmos.” Cresci ouvindo frases como essas. Os mais velhos insistem em repetir que, antigamente, havia mais respeito, consideração e os laços familiares eram mais fortes. Será? Sim, mudaram, mas por quê? Meus familiares que me desculpem, mas o que mudou não foram os valores, foi o acesso às informações e, nesse contexto, falo de dados sobre um e outro familiar. As redes sociais servem como verdadeiros delatores dos valores de nós todos e, não é só daquela tia que posta café da manhã, almoço e jantar no Instagram que estou falando, mas das ponderações que fazemos sobre o jogo de futebol, as eleições ou a propaganda de O Boticário para o Dia dos Namorados.

Diga-me o compartilhas e te direi quem és. Ah, mas quantas vezes um parente próximo, fofo e amado nos decepciona ao compartilhar aquela imagem falsa sobre um assunto mal apurado!? Há uns anos, seu contato com o namorado daquela prima novinha, que mora longe, não passaria de um ou outro encontro nas festas de família. Ele iria sorrir, educadamente servir coca-cola no seu copo e ajudar a colocar as malas no carro na sua hora de partir. Agora, ele fica exposto, mesmo à distância.

Dá para perceber o machismo inerente de uma pessoa por meio de cada piadinha inocente (?) no grupo da família no whatsapp. Impossível não se preocupar com possíveis desvios de caráter em alguém que age de maneira preconceituosa, rude ou faz humor com assuntos sérios. O que dizer, então, dos primos que tripudiam em cima do outro porque o cabelo dele é diferente?

Durante as eleições no ano passado, as conversas esquentaram até nos almoços de família, porém, não a ponto de faltar respeito pelas escolhas diferentes de candidatos. Depois de assistir ao jogo do brasileirão, cada um seguiu para sua casa – e cidade. Segue a vida, independente dos votos. Já na internet, um primo aqui, outro acolá, fazia discursos de ódio extremamente distantes das palavras ditas em frente aos avós durante o almoço de domingo. O que mudou, na real, não foram os valores, foi a impossibilidade de sustentar a hipocrisia. Via Marcos Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário