segunda-feira, janeiro 23, 2017

Deputados americanos veem ‘perseguição’ contra Lula e criticam Temer.

Um grupo de 12 deputados americanos, todos democratas e identificados com a ala mais à esquerda do partido, enviou na quarta-feira uma carta ao embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Sergio Amaral, expressando “profunda preocupação”, com a democracia e com os direitos humanos no Brasil. O texto, de quatro páginas, afirma que o grupo de deputados tem “sérias dúvidas”sobre a liderança do presidente Temer e sua possibilidade de tirar o país da crise social, econômica e política.

A carta, de 18 de janeiro, afirma que desde o impeachment da presidente Dilma Rousseff a situação institucional do país piorou e o novo governo tem agido para proteger “políticos corruptos”. A mensagem diz ainda que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sofrido perseguição política, lembrando que ele segue como líder político mais popular do Brasil, que tirou milhões de pessoas da pobreza.

“Por muitos meses ele tem sido objeto de um campanha de difamação e acusações não-comprovadas de corrupção das maiores empresas privadas de mídia, alinhada com a elite do país”, diz o documento, que ainda critica o juiz Sérgio Moro, afirmando que ele tem agido de forma parcial. Em tom muito crítico, o texto afirma que algumas alegações afetam diretamente o presidente Temer em casos de corrupção, defende o MST e se posiciona contra a tentativa da direita de afetar a liberdade das escolas do país.

Estes deputados, por exemplo, decidiram não participar da posse de Trump e, na fase de definição dos candidatos, apoiavam Bernie Sanders, o senador que é considerado socialista nos EUA. O grupo também é muito ligado aos sindicatos americanos, que tem ligações históricas com o PT, via CUT.

A carta afirma ainda que Lula e Dilma estão tentando provar em diversos organismos internacionais os erros e vícios do processo de impeachment e que o governo de Temer tem promovido “draconianos”cortes no orçamento brasileiro. Os deputados americanos ainda criticam a PEC do Teto, que entrou em vigor no fim do ano e que congela o crescimento dos gastos públicos do Brasil por 20 anos, pode desfazer os ganhos sociais dos últimos anos. Via g1;

Nenhum comentário:

Postar um comentário