segunda-feira, outubro 09, 2017

Camerata de Vozes do RN cantará na Vaticano .

A Camerata de Vozes do Rio Grande do Norte, coral mantido pelo Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, participará da Cerimônia de Canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, que será celebrada pelo Papa Francisco na Cidade do Vaticano no dia 15 de outubro.

Sob a regência do monsenhor Pedro Ferreira, o coro embarca para a Itália em uma aeronave do Governo Federal no dia 11 de outubro e realizará um total quatro apresentações dedicadas ao repertório litúrgico, com ênfase na celebração aos santos potiguares.

Na tarde do dia 13, o grupo se apresenta na celebração do “Canto Sacro das Vésperas” que se realizará no Colégio Pio Brasileiro, em Roma.  No sábado (14), participará da celebração eucarística na Basílica São Pedro. No dia 15, data da Canonização dos Mártires , o coral potiguar interpreta peças litúrgicas antes da cerimônia, e em seguida à liturgia,  apresentará o hino oficial dos santos potiguares.

A Camerata realizara ainda, na tarde do dia 15, após a cerimônia, uma homenagem especial à obra do maestro Domenico Bartolucci, que por 60 anos regeu o Coro da Capela Sistina, o coral oficial das solenidades litúrgicas da Basílica de São Pedro.

A Camerata de Vozes do RN se caracteriza por apresentar canções vocais em diferentes gêneros musicais, que vão do erudito ao popular e do regional ao folclórico. O coro é formado 38 entre tenores, sopranos, contraltos e baixos.

Desde junho de 2012, já realizou dezenas de concertos didáticos em escolas públicas, além de participações em eventos como festivais e recitais musicais. Em 2015 o grupo participou do Festival Unicanto em Londrina, no qual foi indicado pela Confederação Brasileira de Coros para  apresentações na Holanda e Alemanha.

Em dezembro de 2015, o coral lançou o seu primeiro CD com total destaque para o repertório sacro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário