terça-feira, outubro 10, 2017

Procon aponta diferença de preços de até 396,79% para o mesmo brinquedo.

Pesquisa realizada pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Natal (Procon Natal) na primeira semana de outubro sobre o preço dos brinquedos, constatou uma grande variação entre o maior e o menor preços dos brinquedos pesquisados no comércio da cidade do Natal. A variação de preços de um estabelecimento para outros pode chegar a de 396,79%.

Os pesquisadores visitaram onze estabelecimentos comerciais distribuídos pelas regiões comerciais da cidade do natal entre os dias 2 e 5 de outubro e coletaram preços e coletaram os preços de bonecas/bonecos, jogos, massas de modelar, entre outros brinquedos. A pesquisa levou em conta os diversos fabricantes existentes nesse segmento e os vários tipos e modelos de brinquedos e fez uma comparação de preços somente de itens comercializados em pelo menos três estabelecimentos, num total de 108 itens.

A pesquisa comparativa realizada pelo Procon Natal objetiva oferecer uma referência de preços ao consumidor que vai adquirir brinquedos para o Dia das Crianças, informando os preços médios encontrados. No comparativo entre o maior e o menor preço, foi identificada uma grande variação dos brinquedos pesquisados, fato esse comum nessa pesquisa uma vez que o mesmo produto e encontrado com uma diferença muito grande de uma loja para outra.

As variações e os preços constatados referem-se aos dias em que foi realizado o levantamento, portanto os valores atuais podem ser diferentes. Os preços praticados pelo mercado estão sujeitos a alteração conforme a data da compra, inclusive por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções. Além disso, lojas da mesma rede podem praticar preços diferenciados. Foram pesquisadas as lojas no comércio desde lojas especializadas em brinquedos, lojas de departamentos, lojas populares e hipermercados.

Os estabelecimentos que apresentaram a maior variedade de produtos encontrados foram os grandes hipermercados da cidade em média (51,85%) dos itens encontrados. As lojas com maior variação de produtos, em relação aos 108 pesquisados foram Hipermercado Extra Midway Mall com 91 itens (84,26), Hiper Bompreço de Lagoa Nova com 85 itens (78,70%) e Carrefour Zona Sul com 81 itens (75%).

A maior diferença de preço encontrada na pesquisa foi de 396,79% na Boneca da Monster High Assombrada Spectra Vondergeis da marca Mattel, sendo o maior preço R$ 119,00 e o menor preço R$ 29,99.

O levantamento aponta para uma variação de preços considerável, o que demonstra a importância da pesquisa. Mas é interessante que o consumidor analise a tendência geral de preços praticados pelo estabelecimento, já que eventualmente um mesmo local pode apresentar o preço mais caro para um item e para outros ter preços mais convidativos. O enfoque no preço de um item específico vale para aquele consumidor que já sabe exatamente o produto que irá levar.

O Procon Natal recomenda que, ao escolher um brinquedo, o consumidor:
 
• considere a idade, o interesse e a habilidade da criança;
 
• dê preferência a brinquedos educativos que estimulem a coordenação motora, a inteligência, a afetividade, a criatividade e a socialização;
 
• verifique se o item traz informações adequadas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, origem, composição, preço e garantia;
 
• examine se na embalagem consta o selo de certificação Inmetro, que indica que o produto foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas. O selo deve apresentar a marca dos riscos que possam apresentar à criança, a faixa etária ou idade a que se destina e instruções de uso e de montagem.

O Procon Natal informa que o objetivo da pesquisa é esclarecer o público e que os seus resultados não poderão ser utilizados para fins publicitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário