quinta-feira, outubro 19, 2017

UFRN lança aplicativo para auxiliar atendimento de ocorrências na área de segurança.

O celular se transforma em uma ferramenta para reforçar a segurança na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que lança nesta sexta-feira, 20, o aplicativo Campus Seguro. A solução tecnológica é voltada à comunidade universitária, com o objetivo de dar celeridade ao atendimento das ocorrências policiais na área geográfica dos campi da instituição. Desenvolvido pelo programa Smart Metropolis do Instituto Metrópole Digital (IMD), em parceria com a Diretoria de Segurança Patrimonial (DSP), o aplicativo permite o cadastro e acompanhamento do status das ocorrências de seus usuários. A cerimônia de lançamento será realizada às 14h30, no auditório B 205 do IMD.

A ideia surgiu da necessidade de auxiliar o trabalho da segurança no raio de localização do campus universitário, comparado a uma pequena cidade pelo número de pessoas vinculadas, aproximadamente 40 mil, e por sua extensão territorial – apenas o campus central ocupa 122 hectares, o que corresponde a 22 estádios do tamanho da Arena das Dunas. “A área da UFRN está sujeita a ações suspeitas e incidentes, portanto, a utilidade foi aliada à facilidade de já termos uma solução semelhante concebida para a Polícia Militar estadual”, explica o professor Frederico de Araújo Lopes, coordenador do Smart Metropolis.

O Campus Seguro acompanha a proposta do aplicativo Rota, em que policiais na viatura mais próxima à ocorrência recebem via tablet o chamado enviado pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), além de informações adicionais antes mesmo de chegarem ao local. Na ferramenta adaptada para a UFRN, a comunidade universitária pode cadastrar diretamente a ocorrência, que segue para a sala de monitoramento da DSP, onde os servidores localizam em um sistema de dashboard (aplicação para computador) os seguranças mais próximos e enviam o chamado por meio do aplicativo.

Diretor da DSP, José Anchieta de Freitas acredita que o novo sistema irá otimizar tanto a agilidade quanto a efetividade do atendimento, pois a tecnologia dashboard será complementada pelo monitoramento via câmera de vídeo. “Poderemos identificar a localização da ocorrência e observá-la em tempo real, por meio das câmeras, para definir a estratégia de ação. Isso inclui o número de viaturas e vigilantes que deverão ser acionados”, explica. O dashboard ainda contribui para a desburocratização do trabalho e fornece informações como dados estatísticos e sinalizações dos locais com maior incidência de ocorrências, o que auxilia na tomada de decisões para a área de segurança.

Para a reitora da UFRN, Angela Maria Paiva Cruz, a inovação contribui para a sustentabilidade ao proporcionar um desempenho eficiente com economia de recursos. “Esta tecnologia permite melhores condições de segurança, complementadas por outros esforços como a instalação de novas câmeras e iluminação aliada à eficiência energética. Tudo isso tem o objetivo de garantir a qualidade de vida da comunidade universitária”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário