quarta-feira, novembro 29, 2017

Aeroporto de Bali reabre após ficar três dias fechado por causa de vulcão.

O Aeroporto Internacional de Ngurah Rai, na ilha de Bali, reabriu nesta quarta-feira (29) após permanecer três dias fechado após a ameaça do aumento da atividade do vulcão Agung, que vem expelindo nuvens de cinza.

O diretor de informações da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNBP, sigla em indonésio), Sutopo Purwo Nugroho, confirmou à Agência EFE que o aeroporto retomou suas atividades às 15h horário local (5h em Brasília).

"Todos os voos de partida e chegada estão agora em operação", comunicou Angkasa Pura, empresa responsável pela operação do aeroporto, através do Twitter.

Além disso, as autoridades rebaixaram o alerta de aviação para laranja – um grau inferior ao alerta máximo vermelho – depois de se reunir no aeroporto e avaliar as condições atuais, diz comunicado do Ministério do Turismo.

A companhia aérea de Cingapura, Singapore Airlines, anunciou em seu site oficial que pelo menos dois voos deixarão a ilha indonésia e negocia a aprovação da saída de novos voos.

Na última segunda-feira (27), a operadora do aeroporto decidiu pelo fechamento "devido às cinzas vulcânicas" que poderiam afetar os motores das aeronaves e aumentar o risco de um acidente aéreo.
Mais de 100 mil pessoas foram prejudicadas pelo cancelamento de quase 900 voos procedentes ou com destino a Bali.

No entanto, o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos mantém o nível de alerta de erupção máximo, a zona de segurança em um raio de até 10 quilômetros ao redor da cratera e adverte sobre o risco de uma grande erupção.

O vulcão Agung fica no leste da ilha, no distrito de Karangasem, e longe da maioria das atrações turísticas.

Trata-se da primeira erupção do vulcão desde 1963, quando a expulsão de magma durou quase um ano e deixou mais de 1,1 mil mortos.

Bali é o principal destino turístico da Indonésia, com uma afluência anual que ronda os 5,4 milhões de turistas estrangeiros, segundo dados oficiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário