sexta-feira, março 16, 2018

Aço do Brasil não tira competitividade de indústria dos EUA, diz Itamaraty

O embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Sergio Amaral, disse hoje (15) em Washington, em entrevista para a Voz do Brasil, que o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, enviou ontem (14) uma carta ao representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, afirmando que a exportação de aço do Brasil “não tira competitividade da indústria americana”.

A carta faz parte da negociação do governo brasileiro para tentar isentar o Brasil das tarifas sobre a importação de aço e de alumínio anunciadas no início do mês pelo governo norte-americano.

Sergio Amaral afirmou que o governo brasileiro está agindo em três frentes em Washington para conseguir a isenção: ação junto ao governo norte-americano, reuniões com congressistas e apoio às empresas brasileiras com filiais nos Estados Unidos que queiram conversar com grupos de parlamentares norte-americanos que advogam a favor do Brasil, assim como com a bancada do Congresso americano que cuida de aço.
 
O embaixador afirmou que o governo está fazendo um mapeamento das indústrias brasileiras nos EUA para mostrar o peso dos investimentos no país: “nós temos US$ 11 bilhões de investimentos de empresas brasileiras no setor do aço; uma delas, por exemplo, é a quarta indústria do aço americana”. Segundo ele, o objetivo é mostrar aos deputados que a imposição das tarifas não se justifica no caso brasileiro, já que “não agimos em detrimento nem da indústria nem dos empregos americanos; [pelo contrário], a indústria brasileira está contribuindo [com os mesmos]”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário