quarta-feira, março 14, 2018

ONU aumenta controle sobre opioides sintéticos para reduzir mortes por overdose

A Comissão de Entorpecentes da ONU decidiu nesta quarta-feira (14) submeter a um estrito controle internacional seis opioides sintéticos que já causaram várias mortes por overdose. O países do órgão multilateral que decide sobre políticas internacionais de drogas votaram de forma unânime por submeter seis opioides sintéticos, análogos ao fentanil, a um maior controle internacional por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A informação é da EFE.

O consumo de fentanil, um analgésico que é cem vezes mais potente que a morfina, já provocou milhares de mortes por overdose no mundo todo, especialmente nos EUA. Entre os opioides submetidos a um maior controle está, por exemplo, o carfentanil, "responsável por centenas de mortes no mundo todo", destaca o documento da OMS, que recomendou classificar esta substância na lista daquelas submetidas a um especial acompanhamento por sua periculosidade.

O carfentanil, 10 mil vezes mais potente que a morfina, é usado como um anestésico para grandes animais e às vezes é misturado com o fentanil ou com outras drogas, com resultados fatais. Com a nova medida, estas substâncias seriam incluídas no parágrafo de narcóticos especialmente viciadores, prejudiciais e perigosos da Convenção Única sobre Drogas de 1961 e seu uso estaria controlado e restrito para fins médicos ou científicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário