sexta-feira, outubro 26, 2018

Jerns 2018 se encerra nesta sexta-feira.

Nesta sexta-feira, 26, se encerra a 48ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns) que contou com atletas de escolas públicas e privadas de todo o Estado. Na edição de 2018, participaram, nas 12 regionais e nas fases finais, 1.212 escolas, somando um total de 44 mil alunos participantes e aproximadamente 5 mil professores.

Com início no dia 12 desse mês, o campeonato teve jogos de 27 modalidades esportivas diferentes que foram divididas nas categorias: mirim – de 10 a 12 anos, infantil – de 13 a 15, e juvenil – de 16 a 18. Algumas categorias surpreenderam em número de competições. O futsal, por exemplo, teve um total 3 mil partidas no campeonato e Badminton que, apesar de ser considerado um esporte novo para muitos, alcançou a marca de aproximadamente 500 partidas, só nas finais.

O estudante da Escola Estadual João Tibúrcio, em Goianinha, Everton Castro, 17, é um dos atletas do futsal e achou a experiência extremamente positiva. “Sou apaixonado pelo futsal. O Jerns é a melhor competição que participei”, disse.

Além disso, os Jogos deste ano contaram com cerca de 5 mil pessoas contribuintes entre árbitros, coordenadores de esportes, gerentes de arenas e apoio técnico, assim como também do auxílio das aproximadamente 40 praças esportivas públicas e privadas para a realização das atividades.

Nas fases finais, os jogos foram sediados em Natal e, nessa edição, contaram com um total de 14.027 alunos de 578 escolas do Estado, sendo premiados 5 mil atletas, em todas as modalidades do campeonato. Desses alunos, 147 vão receber a medalha de Atleta Ouro – assim como também serão premiados 147 Técnicos Ouro.

Alojamento
Os competidores residentes de cidades no interior do estado, vinculados às escolas públicas, contaram com alojamentos no Centro de Atenção Integrada à Criança (CAIC), em Lagoa Nova, que hospedou em torno de 1.100 jogadores, entre, crianças, adolescentes e jovens diariamente, de forma rotativa. Além da hospedagem, foram distribuídas cerca de 3 mil refeições diárias – entre café da manhã, almoço e janta, aos estudantes, totalizando cerca de 40 mil refeições durante as finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário