sexta-feira, janeiro 18, 2019

Novo rótulo é estudado por instituições ligadas ao setor de alimentos e bebidas.

Como apresentar a informação nutricional de forma clara ao consumidor brasileiro? A questão é complexa e tem preocupado associações representativas das indústrias de alimentos e bebidas, técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e representantes da sociedade civil, que se debruçam há cerca de dois anos na elaboração de um novo modelo para o rótulo nutricional.

Coordenado pela Anvisa, o movimento resultou na Rede Rotulagem, iniciativa de 22 entidades ligadas ao setor de alimentos e bebidas, entre elas a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR) e a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA). A Rede Rotulagem apoia um rótulo que tenha clareza e informações completas. “O novo modelo permitirá ao consumidor levar para casa aquele produto que melhor se adeque ao seu estilo de vida, para que ele possa tomar suas decisões de forma autônoma e consciente”, defende João Dornellas, presidente-executivo da ABIA.

A urgência para reformular o modelo vigente pode ser explicada por diversos motivos. Atualmente, as tabela nutricionais apresentam ambiguidades e inconsistências, acarretando problemas de leitura e entendimento. Há também ausência de informações nutricionais em vários produtos.

Outro fator que impulsionou a discussão do novo modelo de rotulagem é o aumento significativo das chamadas doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes e a hipertensão arterial. Essas doenças têm causas multifatoriais e uma delas está relacionada ao consumo de alimentos processados.Por conta disso, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS), estipulou um conjunto de ações para enfrentar as doenças crônicas em seu Plano de Ação, lançado em 2014. Entre elas está um modelo de rotulagem inserido na parte da frente das embalagens dos alimentos.

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