terça-feira, abril 16, 2019

UFRN promove 5ª Jornada Internacional de Alfabetização.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove a 5ª Jornada Internacional de Alfabetização, que acontece entre os dias 14 e 15 de maio no auditório da Reitoria, com o objetivo de contribuir para a discussão sobre os desafios à formação dos professores alfabetizadores. A programação tem como foco o debate sobre os conhecimentos e as metodologias que se devem fazer presentes na formação inicial e continuada, a partir de conferência internacional, mesas-redondas, minicursos, workshops, sessão de pôsteres e simpósios.

A conferência internacional abre o evento com o professor emérito da Universidade de Rennes (França), Jean Émile Gombert, que aborda o tema “L’apprentissage de la lecture: de la recherche à l’application”. Já as mesas-redondas contam com nomes nacionais e internacionais na discussão dos assuntos “A cultura letrada em Portugal, a alfabetização no Brasil e as políticas públicas”; “Aspectos teóricos e práticos da alfabetização” e “Alfabetização, formação de professores e propostas de interface”.

Os participantes também podem se inscrever para workshops e minicursos sobre diferentes aspectos voltados ao tema central do evento, “Da consciência metatextual à compreensão leitora na formação de professores da educação infantil e do ensino fundamental”. Do mesmo modo, está aberto o espaço para sessão de pôsteres e simpósios para apresentação oral de resumos de pesquisas, relatos, estudos e experiências de casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário