sexta-feira, maio 29, 2020

Manifestantes incendeiam delegacia nos EUA após morte de homem negro.

M anifestantes colocaram fogo em uma delegacia de Minneapolis, no estado de Minnesota, Estados Unidos, na noite desta quinta-feira (28) durante o terceiro dia de protestos contra o assassinato de George Floyd. Os policiais abandonaram o edifício antes do início do incêndio e não há informações sobre vítimas.

Mais cedo, o governador de Minnesota acionou a Guarda Nacional para conter as manifestações. A ordem do governador Tim Walz veio após pessoas irem às ruas - alguns mais exaltados quebraram estabelecimentos comerciais e provocaram incêndios - e o Departamento de Justiça anunciar que uma investigação federal sobre a morte de Floyd era uma prioridade.

Em uma coletiva de imprensa, a procuradora Erica MacDonald prometeu uma "investigação robusta e meticulosa" sobre a morte, mas não chegou a denunciar os quatro policiais envolvidos na morte de Floyd, na segunda-feira (25). Todos foram demitidos após um vídeo gravado por um pedestre, com imagens fortes, viralizar na internet.

O homem negro morreu asfixiado após um policial branco ajoelhar e pressionar o pescoço dele. Na ação, Floyd, de 40 anos, reclama e diz repetidamente "não consigo respirar", enquanto o agente que o rendeu continua na mesma posição para imobilizá-lo, mesmo com protestos de transeuntes.

Os quatro oficiais foram denominados como Derek Chauvin, Thomas Lane, Tou Thao e J. Alexander Kueng. A mídia local identificou Chauvin como o policial visto ajoelhado no pescoço de Floyd. O advogado de Chauvin, Tom Kelly, não quis comentar um e-mail enviado por agência de notícia .

Nenhum comentário:

Postar um comentário