terça-feira, maio 18, 2010

Carteira de trabalho será digitalizada a partir de julho


A nova carteira de trabalho será digitalizada e chegará às mãos dos brasileiros a partir de julho, segundo informações concedidas nesta terça-feira (18) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, durante inauguração da 12ª unidade do Ceat (Centro de Atendimento ao Trabalhador) em São Paulo.

Essa será a segunda modificação desde a sua criação em 1932, quando a carteira profissional substituiu a agrícola, instituída por decretos assinados nos anos de 1904 e 1906.

Na nova carteira, a foto do trabalhador passa a ser digitalizada, semelhante à do passaporte. O documento continua a ser na cor azul, mas passa a ter um plástico protetor destinado às informações pessoais do portador. Atualmente, a carteira de trabalho é impressa em branco, sendo preenchida pelos funcionários dos postos de atendimento, como o Poupatempo.

Com a mudança, a emissão da carteira será online, já com as informações pessoais do trabalhador. Segundo o ministro, os paulistanos serão os primeiros brasileiros a terem acesso ao novo documento. A boa notícia é que, como a imagem será digital, o portador do documento irá economizar cerca de R$ 10, que é o custo da fotografia 3x4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário