segunda-feira, setembro 06, 2010

Entra em operação 2ª máquina que tentará resgatar mineradores no Chile


Uma segunda máquina já está escavando a mina de San José, no norte do Chile, em cumprimento ao 'Plano B' de resgate aos 33 mineradores que estão presos desde o dia 5 de agosto, a 700 metros de profundidade, informaram nesta segunda-feira as autoridades.

A máquina "Schramm T-130" começou a perfurar uma galeria paralela às 22h23 (de domingo de Brasília) a outra que também está sendo aberta desde a semana passada pela perfuradora "Strata 950". Esta segunda máquina já perfurou 70 metros, detalhou o ministro de Mineração, Laurence Golborne.

A tarefa da "T-130" não é a de abrir um novo conduto, mas alargar uma das sondas de comunicação com os trabalhadores, com o objetivo de transformá-la em uma eventual via de evacuação.

Os familiares dos mineradores têm a esperança de que esta segunda máquina possa encurtar o prazo previsto para o resgate, por isso está sendo chamada de "A Milagrosa". Golborne, no entanto, reiterou aos jornalistas que os mineradores não sairão à superfície antes de dezembro.

Nos próximos dias deve chegar à mina uma terceira máquina, uma perfuradora petrolífera, para iniciar o 'Plano C', que consistente na escavação de um terceiro conduto de resgate.

Ontem fez um mês que ocorreu o desmoronamento na mina. Familiares lembraram a data com uma cerimônia emotiva e pela segunda vez conversaram com os mineradores por meio de um circuito de televisão. Jorge Sanhueza, gerente de sustentabilidade da Corporação do Cobre (Codelco), destacou a contribuição técnica de diferentes empresas chilenas e estrangeiras nas tarefas de apoio e resgate que estão sendo realizadas na mina.

Fonte: Agência EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário