A Banda Filarmônica de Cruzeta fará parte do show "Várias vozes, um só canto II, de Tico e para Tico". A apresentação contará com mais de 20 representantes da música potiguar e acontecerá às 19h30, no Teatro Alberto Maranhão, na próxima terça-feira (16). Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). A noite será um tributo ao compositor e violonista, Tico da Costa, que morreu em agosto do ano passado em decorrência de um câncer no pâncreas. Parte da renda será encaminhada aos familiares do cantor.
A Filarmônica de Cruzeta, também chamada Banda 24 de Outubro, conta com mais de 80 integrantes, entre crianças e jovens sob a batuta do maestro Humberto Carlos Dantas (Bembem). No início, eles tocavam apenas 15 músicas, hoje são capazes de executar cerca de duas mil peças, segundo o maestro.
Muitos alunos acabam fazendo da música a sua profissão. Prova disso, é que muitas bandas filarmônicas criadas com o apoio do Governo do Estado, através do Programa Desenvolvimento Solidário, já estão sob a responsabilidade de maestros membros da Filarmônica de Cruzeta, jovens com diploma de graduação ou cursando a Escola de Música da UFRN. Um exemplo para diversas outras bandas do Estado.
O Programa Desenvolvimento Solidário do Governo do RN juntamente com outras pessoas estão entre os financiadores da Banda 24 de outubro.
Hoje, já participam desse projeto aproximadamente duas mil crianças e jovens em todo o Estado, que transformam uma simples banda em centros de excelência, de formação musical, cultural e de cidadania.
Estas experiências estão se tornando verdadeiros exemplos para os jovens, que são capazes, dispõem de entusiasmo, alegria e coragem. Basta que lhes sejam oferecidas oportunidades e é isto que o Estado tem proporcionado, através do Programa Desenvolvimento Solidário.
Fonte: Agência RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário