terça-feira, outubro 04, 2011

Dilma anuncia início da distribuição do Bolsa Verde.

A presidente Dilma Rousseff destacou na manhã de ontem segunda-feira (3) a aplicação do programa governamental Bolsa Verde às famílias de assentamentos florestais e comunidades extrativistas. A declaração feita durante o programa de rádio “Café com a presidenta” exaltou a importância do apoio financeiro para a preservação ambiental.

Segundo a presidente, pelo fato de a floresta ser a principal fonte de renda destas comunidades, eles são os mais interessados em mantê-la intacta para que possam dar continuidade às suas atividades. Por isso, é importante oferecer apoio e incentivo à sustentabilidade nestas regiões. “O extrativista vai assinar um compromisso de preservação da floresta onde ele vive e trabalha, e receberá R$ 300 a cada três meses, o que dá R$ 100 por mês”, explicou Dilma, durante a transmissão.

A expectativa do governo é de que ainda neste mês 3.500 famílias já recebam o benefício. Até o fim do ano o número de favorecidos deve ser de 18 mil famílias, para que a meta de abranger 73 mil famílias seja alcançada até 2014.

As famílias que receberão a ajuda financeira do governo precisam estar cadastradas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal e desenvolverem atividades de conservação ambiental. Conforme nota oficial, as áreas devem apresentar cobertura vegetal mínima exigida pela legislação ou estar em processo de regularização ambiental. O benefício será pago inicialmente por dois anos, podendo ser prorrogado.

Diante dos requisitos a região norte do país deve ser o principal alvo do programa, que também contará com um trabalho de assistência técnica, para que os produtores elevem as suas produções e melhorem os sistemas de comercialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário