terça-feira, agosto 21, 2012

Duas pessoas morreram este ano vítimas de calazar em Mossoró (RN).

Apesar da diminuição dos casos da doença em humanos no município, o estado é de alerta, pois a cidade é uma das que mais registram casos do vírus no RN. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram diagnosticadas 12 pessoas com a doença em Mossoró.

Das ocorrências registradas na cidade, duas morreram - a última na semana passada. O paciente, que já era portador do vírus HIV, teve complicações e não resistiu. Infectologista do Hospital Rafael Fernandes em Mossoró, referência na região, Doutor Alfredo explica que o problema do calazar são justamente essas complicações que a doença pode trazer para o organismo.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses local, que só em 2012 já foram 577 confirmações de doença em cães. O número atingiu quase a totalidade dos casos registrados em todo o ano de 2011. Já em humanos, a incidência vem diminuindo, mas preocupa: em 2008 foram 40 casos; em 2009, 38; em 2010, 24; em 2011, 23.

Os veterinários do Centro de Zoonoses acreditam que os fatores que contribuem para o aumento dos casos de calazar em Mossoró são a falta de limpeza e acúmulo de entulhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário