sexta-feira, agosto 24, 2012

Campanha de vacinação termina nesta sexta.

A campanha de atualização da caderneta infantil termina nesta sexta-feira (24). Até o momento, mais de um milhão de crianças foram vacinadas contra várias doenças e cerca de 3,6 milhões compareceram aos postos de todo o país. É a primeira vez que o Ministério da Saúde - em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de saúde - realiza a estratégia. A partir de agora, ocorrerá todos os anos, sempre no segundo semestre. No primeiro semestre é realizada a campanha de vacinação contra a poliomielite. Durante a semana de atualização, foram disponibilizadas aos menores de cinco anos todas as vacinas do calendário básico da criança.

O principal objetivo da ação é reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal e, consequentemente, diminuir o risco de transmissão de doenças que podem ser prevenidas. Foram ofertadas as seguintes vacinas: BCG, hepatite B, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do MS, se o calendário de vacinação não estiver em dia, a criança fica desprotegida até que ocorra a atualização. “Por isso esta campanha é importante. Se a criança está com o calendário totalmente atualizado não precisa tomar vacina, porém - se estiver com alguma atrasada - tem que receber as doses naquele momento”, afirmou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário