quinta-feira, agosto 23, 2012

Supermercados do RN rastrearão qualidade das hortaliças e frutas.

A partir de setembro as hortaliças e frutas de pomar vendidas nos supermercados do Rio Grande do Norte terão a qualidade rastreada. Do cultivo até as gôndolas dos estabelecimentos, um sistema chamado Rama (Rastreabilidade de Alimentos e Monitoramento de Agrotóxicos) acompanhará todo o processo de produção aos quais as mercadorias são submetidas. "Há dois anos estamos buscando uma forma de combater o uso de agrotóxicos e produtos em excesso no hortifrutigranjeiro", destaca o presidente da Associação dos Supermercados do RN (Assurn), Geraldo Paiva Júnior.

Apresentado ontem no Centro de Convenções durante a 24ª edição Exponor (Convenção Nordeste de Supermercados, Feira de Equipamentos, Produtos e Serviços), o sistema da empresa PariPassu, de Florianópolis, promete gerar um melhor controle da qualidade dos estoques nos supermercados. O Rama será alimentado tanto por supermercadistas que recebem o produto, quanto pelos fornecedores, que colocarão uma etiqueta para identificar a procedência dos produtos. Com isso, toda a cadeia envolvendo as hortaliças e frutas fica coberta. De acordo com Paiva, os primeiros resultados de análises devem sair em meados do próximo mês.

Caso sejam identificados produtos de determinadas origens que recebem agrotóxicos ou produtos em excesso, os supermercados ficam proibidos de negociar com os fornecedores em questão. Ao mesmo tempo o Instituto de Defesa Agropecuária do RN (Idiarn) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RN) são notificados sobre a existência das mercadorias. O presidente da Assurn revela que pelo menos 19 itens causam preocupação quanto à qualidade, e alguns podem estar em falta nas gôndolas em um primeiro momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário