domingo, outubro 28, 2012

Conheça a história da Viação Jardinense.

O site Bus Ação RN trás um relato de uma grande empresa (que infelizmente passa por uma crise sem precedentes), mas que aos poucos está demostrando que está sim ainda bem viva. Estamos falando da Viação Jardinense, empresa esta que transporta diariamente centenas de pessoas que se locomovem da capital até o interior, (Seridó e Oeste). A Jardinense é conhecida também como "Empresa de matuto".

Como surgiu,
A história da Jardinense nasceu a partir da Família Baltazar. O seu patriarca, Joaquim Silvestre da Costa, conhecido como “Joaquim Baltazar”, começou a fazer transporte de cargas na década de 50 e, em 1958, adquiriu o primeiro veículo para transporte de passageiros com destino a Natal (RN) e Campina Grande (PB).

Na data de 21 de março de 1969, foi fundada a Auto Viação Jardinense LTDA pelo Sr. Joaquim e seu filho mais velho Tenival, com a sede localizada em Jardim do Sérido/RN. A cidade do Seridó foi quem deu origem ao seu nome. Na década de 70, a Jardinense teve a sua sede transferida da Cidade de Jardim do Seridó para Natal, ampliando as suas linhas intermunicipais.

Crise.
A partir de 2006, a crise da Jardinense começou a ficar mais evidente por conta da concorrência desleal com clandestinos, bem como pela falta de atenção do Governo do Estado, além de problemas na gestão. Em 2009, a crise se agravou mais, tendo inclusive devolução de linhas e suspensão do serviço expresso em algumas localidades (a linha Natal / Pau dos Ferros expresso deixaria de existir a partir de 2010). Houve até boatos de falência da empresa, mas todos foram negados. Em um intervalo de dois anos, a empresa perde dois veículos por conta de incêndios.

Mas o fundo do poço foi no final de 2009, em que a empresa não tinha veículos o suficiente para suprir a crescente demanda de passageiros que iam para o Seridó. A mesma teve que alugar um veículo de idade bastante avançada para tentar suprir as necessidades.

Acidentes.
Dois graves acidentes por pouco não terminaram em tragédia. Dois tombamentos de veículos, próximo a Caicó deixaram dezenas de passageiros feridos em 2011. Um incêndio de grandes proporções em pleno Natal de 2011 também contribuiu para jogar a credibilidade da empresa na lama.



Ônibus capotou entre Jardim do Seridó e Caicó em 201:
(Foto: Marcos Dantas).


Incêndio próximo a Santa Cruz no Natal de 2011.

Recuperação lenta e progressiva.
Em 2012, a Viação Jardinense está tentando se recuperar lentamente, de maneira progressiva,mas ainda está na UTI. Esse ano,bem como no ano passado, a empresa adquiriu 4 veículos, sendo 3 usados e um novo, todos alocados para o serviço expresso da empresa. O novo é um belo Comil Piá Volkswagen 9-150 EOD, climatizado, mais um micro, também Piá. Os dois são El Buss, um é Mercedes - Benz O400 e o segundo é um Scania K124IB.

Micro ônibus comprado pela a empresa 0Km
Foto de: Josenilson Rodrigues.
Fonte: Davi Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário