terça-feira, outubro 29, 2013

Ibama apreende 67 quilos de lagosta e equipamentos de pesca no RN.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concluiu nesta terça-feira (29) uma nova fase da operação batizada de Argus VIII, que fiscaliza a captura e o comércio da lagosta no litoral do Rio Grande do Norte. No total foram apreendidos 67 quilos do crustáceo, um compressor, equipamentos de mergulho, redes e até um arpão. A ação aconteceu entre os entre os municípios de Macau e Baía Formosa, locais em que 73 estabelecimentos foram fiscalizados.

De janeiro a outubro foram apreendidos 485 quilos de lagosta no estado. O valor das multas chegou a R$ 324 mil. Entre as principais irregularidades encontradas estavam a comercialização de lagostas abaixo do tamanho mínimo permitido, que é de 13 centímetros de cauda para a espécie vermelha (Panulirus argus) e 11 centímetros de cauda para a espécie cabo-verde (Panulirus laevicauda).

O Ibama acrescenta que foi identificado o comércio de lagostas pré-cozidas, transportadas em mochilas, e espetinhos. “Além de irregular é um risco para a saúde de quem consome”, alerta a chefe da fiscalização do Ibama no RN, Cláudia Ramos Zagaglia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário