quarta-feira, agosto 27, 2014

Cirurgia bariátrica pode ajudar a prevenir o Alzheimer.

Foto meramente ilustrativa

A cirurgia bariátrica pode alterar a atividade do cérebro e prevenir doenças como o Alzheimer, de acordo com um estudo brasileiro publicado nesta terça-feira no periódico Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism (JCEM). Essa descoberta pode diminuir a incidência do Alzheimer em obesos, estatisticamente 35% mais propensos à enfermidade do que pessoas com peso normal.

No estudo, 17 mulheres obesas foram submetidas a uma tomografia por emissão de pósitrons (PET, na sigla em inglês) e a testes neuropsicológicos para examinar a atividade do cérebro antes da cirurgia para redução de estômago e seis meses depois da operação. Para comparação, os mesmos passos foram repetidos em dezesseis mulheres de peso normal e não operadas.

De acordo com os pesquisadores, a obesidade altera a atividade em uma área do cérebro chamada giro cingulado posterior, ligada ao desenvolvimento do Alzheimer. A tomografia mostrou que a cirurgia bariátrica reverteu essa alteração nas voluntárias. Por esse motivo, os autores concluíram que a operação pode ajudar a reduzir o risco do Alzheimer e de outras formas de demência.

No teste neuropsicológico, que media a habilidade do cérebro de conectar experiências passadas com ações no presente, as participantes também tiveram um melhor desempenho depois da operação. Essa função, chamada de executiva, é usada para planejar, organizar e produzir estratégias — mas não tem relação com o desenvolvimento do Alzheimer.

“Uma ampla literatura estabelece a obesidade como importante fator de risco do Alzheimer”, diz a endocrinologista Cintia Cercato, coautora do estudo e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP). “Nossos resultados sugerem que o cérebro é mais um órgão que se beneficia da perda de peso induzida pela cirurgia.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário