quinta-feira, abril 16, 2015

DISFUNÇÃO ERÉTIL AFETA 15 MILHÕES DE HOMENS NO BRASIL, REVELA A OMS.

(Foto reprodução/Google)

Com uma participação cada vez mais ativa no mercado de trabalho, a mulher vem redefinindo seu papel na sociedade ao longo dos últimos anos.  Segundo o Censo 2010, em dez anos, o número de famílias chefiadas por elas aumentou 37,3%.

Esse novo desenho social fez com que eles dividissem as responsabilidades domésticas com elas, acumulando funções. Além de cuidar da carreira, agora eles também precisam administrar a vida dos filhos e a rotina da casa.

Com esse novo contexto familiar, onde a agenda está sempre cheia, o homem precisa estar atento para não negligenciar a saúde física e psicológica.

Principalmente os mais de 35 milhões de brasileiros que têm acima de 40 anos, época em que problemas de saúde relacionados à idade começam a aparecer, entre eles a disfunção erétil (DE).

De acordo com dados da OMS – Organização Mundial da Saúde, a DE afetará cerca de 322 milhõesde homens até 2025 em todo mundo.

No Brasil, a doença já atinge cerca de 30% da população masculina economicamente ativa, o que representa cerca de 15 milhões de homens.

Há diversas causas para a disfunção erétil, que podem ser de origem orgânica ou emocional e psicológica. No caso da orgânica, é diagnosticada uma debilidade física, normalmente atrelada ao estilo de vida do paciente com alguns fatores de risco como pressão alta, diabetes, colesterol elevado, sedentarismo e tabagismo. Quando falamos em causas psicológicas, uma delas está relacionada ao acúmulo de tarefas masculinas e ao novo papel do homem na sociedade, alerta Eduardo Bertero, urologista e coordenador de Medicina Sexual da Sociedade Brasileira de Urologia.

A dica para ambos os casos é a prática de atividade física, adoção de alimentação saudável, moderação no consumo de bebidas alcoólicas e fim do tabagismo. Se o problema persistir, o ideal é consultar um urologista, que irá indicar o tratamento adequado para cada caso. É possível também o encaminhamento para um profissional da área de saúde mental, como um psicólogo ou um psiquiatra, por exemplo, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário