quarta-feira, abril 15, 2015

MOLÉCULA ANTI-AIDS É REPRODUZIDA NO ARROZ POR DOIS CIENTISTAS DA ESPANHA.

O arroz transgênico contém a molécula anti-HIV em seu DNA
O arroz transgênico contém a molécula anti-HIV em seu DNA

Os pesquisadores Teresa Capell e Paul Christou da Universidade de Lleida, na Espanha, obtiveram um meio viável de produzir o anticorpo 2G12, proteína que neutraliza o vírus da Aids.

Eles desenvolveram um arroz transgênico que contém a molécula anti-HIV em seu DNA e, desse modo, a reproduz em larga escala e de maneira economicamente viável. Isso faz desse arroz uma possível biofábrica da molécula e já despertou interesse da indústria farmacêutica.

O trabalho de pesquisa foi divulgado no dia 7 de abril na revista Plant Biotechnology Journal . “Trata-se da mais importante publicação científica da área de Biologia após as revistas Science e Nature,” afirma o pesquisador Elíbio Leopoldo Rech, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF) que participou da pesquisa.

Rech explica que os trabalhos foram coordenados pelos pesquisadores da Universidade de Lleida, na Espanha, e que a participação brasileira consistiu na análise do arroz modificado e na mensuração da quantidade da proteína 2G12 presente nele.

“Trata-se de um sinal da qualidade da pesquisa brasileira, uma vez que os resultados do trabalho foram analisados somente pela equipe da Embrapa”, orgulha-se Rech. Esses trabalhos analíticos foram realizados por meio de métodos de espectrometria de massa executados pelo pesquisador André Melro Murad, da mesma Unidade da Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário