terça-feira, julho 28, 2015

Professor Muirakytan Macêdo lança livro “Rústicos Cabedais” nesta quarta-feira em Caicó/RN.

Rústicos Cabedais: Patrimônio e Cotidiano Familiar nos Sertões da Pecuária (Seridó – Século XVIII). Esta é a mais nova obra do professor Muirakytan Kennedy de Macêdo, que será lançada nesta quarta-feira (29), a partir das 19 horas na antiga prefeitura de Caicó ao lado da Igreja do Rosário. O livro oferece ao leitor a história da família nos sertões da pecuária colonial. Nele está escrita uma narrativa possível dessa história, enfocando as relações entre cabedal familiar (patrimônio) e o cotidiano setecentista. O sertão colonial de que o livro trata é um dos territórios mais tradicionais da América portuguesa: a Ribeira do Seridó na Capitania do Rio Grande do Norte. A trama do livro é urdida através de modulações escalares que permitem vários enquadramentos.

Ao tratar do cotidiano a partir dos teres e haveres familiares, passa-se de uma escala de maior para outras de menor amplitude: do território da terra à fazenda, à casa e, por fim, ao corpo do indivíduo. Nesse sentido são abordadas: as sesmarias e seus cerimoniais de posse; a produção das fazendas de criar gados; a cultura material das casas de morada e os usos culturais desses espaços e móveis domésticos; a demografia histórica; os ritos de vida e de morte (casamento, nascimento, educação e costumes funerários).

Historiador formado pela UFRN , mestre e doutor em Ciências Sociais pela mesma universidade, já publicou obras como: A Penúltima Versão do Seridó – espaço e história no regionalismo seridoense; Caicó – uma viagem pela memória seridoense; além de ter organizado os livros: Tronco, ramos e raízes! : história e patrimônio cultural do Seridó negro; Acari; Mestres do Seridó – Memória; Colégio Diocesano Seridoense : imagens do tempo e do espaço escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário