quinta-feira, junho 15, 2017

No dia de Corpus Christi, a história de um milagre explicado apenas pela fé.

Século VIII. Começava ali a tradição de celebrar o maior bem da Igreja Católica Apostólica Romana. Hoje, em pleno século XXI, a festa litúrgica em honra da Eucaristia se mantém viva. Faz com que fiéis do mundo inteiro se voltem às missas e procissões que, em tese, são obrigatórias aos católicos na segunda quinta-feira após o domingo de Pentecostes.

Os católicos acreditam que o próprio Jesus Cristo, muitos anos após morrer, pediu para a celebração ocorrer. De acordo com a tradição, uma freira da Bélgica, de nome Juliana de Mont Cornillon, recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia.

Ocorre que em outro país da Europa, a Itália, um sacerdote duvidava da Eucaristia, como é chamada a hóstia consagrada. Para os católicos, após o ritual de consagração, na missa, que repete o que foi feito por Jesus no episódio bíblico da Santa Ceia, o pão e o vinho se tornam corpo e sangue de Cristo.

Na freguesia de Lanciano, um dos monges de São Basílio foi tomado de grande descrença e duvidou da presença de Cristo na Eucaristia. Certo dia, suas dúvidas foram sanadas de uma forma inexplicável até hoje. Na consagração do pão e o vinho ocorreu um dos maiores milagres da fé católica. A comida e a bebida mudaram completamente suas substâncias. A hóstia transformou-se em carne viva, e o líquido em sangue.

De acordo com os escritos do professor Felipe Aquino, estudioso da fé católica, o milagre “tornou-se objeto de muitas pesquisas nos séculos seguintes, mas o mais sério foi feito em nossa era, entre 1970/71, e revelou ao mundo resultados impressionantes”.

Até hoje, treze séculos depois, o corpo e sangue continuam frescos.
“O Sangue encontra-se coagulado externamente em cinco partes; internamente ele continua líquido. Cada porção coagulada de sangue possui tamanhos diferentes, mas todas possuem exatamente o mesmo peso, não importando se pesadas juntas, combinadas ou separadas. São Carne e Sangue humanos, ambos do grupo sanguíneo AB, raro na população do mundo, mas característico de 95% dos judeus. Todas as células e glóbulos continuam vivos. A Carne pertence ao miocárdio, que se encontra no coração (e este órgão sempre foi símbolo de amor!)”, destaca Aquino em artigo publicado para a rede católica Canção Nova.

Foi somente em junho de 1246 que a festa de Corpus Christi, expressão do latim que significa Corpo de Cristo, foi instituída.

Os tapetes
Figuras sempre presentes na procissão de Corpus Christi, os tapetes não contam com nenhum sentido profundamente religioso.

Representam uma manifestação da fé popular originária de Portugal e que chegou ao Brasil através dos colonizadores. Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário