sexta-feira, fevereiro 16, 2018

Acnur leva mais de mil refugiados líbios para a Itália e o Níger

A Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), já transferiu para o Níger e para a Itália mais de mil refugiados líbios vulneráveis. O enviado especial da ONU para o Mediterrâneo Central, Vincent Cochetel, disse nesta sexta-feira (16)   que “estas evacuações ofereceram uma segunda oportunidade na vida para mais de mil refugiados que estavam na Líbia e tinham sofrido de forma tremenda. A informação é da ONU News.

A operação de transferência vem sendo feita desde novembro passado. Nesta terça-feira (13), 128 pessoas foram levadas para Niamey, no Níger, e para Roma, capital da Itália. Com isso, o total de refugiados retirados durante a operação da Acnur subiu para 1048.

A maioria destes refugiados, 770, foram acolhidos pelo Níger, tendo 312 sido levados para Itália. O grupo inclui mães solteiras, crianças desacompanhadas e famílias que tinham sido detidas por longos períodos de tempo.

Assim que chegam, estas pessoas recebem um check-up médico, uma refeição quente, roupas novas, e são levadas para centros de acolhimento. O enviado especial diz que a Acnur pretende evacuar “mais milhares” de pessoas durante o ano de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário