sexta-feira, agosto 17, 2018

França lidera, Brasil é 3º e Alemanha despenca para 15º lugar no ranking da Fifa.

Campeã da Copa do Mundo da Rússia há um mês, a França assumiu a liderança do ranking da Fifa, que passou a implementar um novo sistema para formular a sua listagem e nesta quinta-feira levou em conta pela primeira vez este modelo para confirmar a classificação das seleções.

A seleção francesa subiu seis posições em relação ao posto que ocupava na atualização anterior do ranking, ocorrida no dia 7 de junho, uma semana antes do início do Mundial de 2018. Naquele momento, o Brasil ocupava a segunda colocação. Nesta quinta, o time nacional caiu para o terceiro lugar depois de ter sido eliminado da Copa pela Bélgica nas quartas de final.

Já a Alemanha, que deu vexame no Mundial ao cair na primeira fase da competição como atual campeã, despencou da liderança para a 15ª posição. Nova líder, a França está com 1.726 pontos na listagem e volta a ocupar o topo pela primeira vez desde maio de 2002.

Os franceses estão apenas três pontos à frente da Bélgica, que subiu um posto e assumiu a vice-liderança depois de ter encerrado a Copa na Rússia em terceiro lugar, a melhor de sua história na competição. Com 1.657 pontos, os brasileiros agora têm como perseguidora mais próxima no ranking a Croácia, vice-campeã mundial, que subiu 16 posições e agora está em 4º na classificação geral, com 1.643 pontos. Assim, os croatas também igualaram a melhor colocação de sua história, obtida em junho de 2013.

E o Top 5 da Fifa passou a ser fechado pelo Uruguai, que saltou nove lugares após ter avançado às quartas de final da Copa do Mundo. Já a Inglaterra, que foi às semifinais e terminou a competição em quarto lugar, galgou seis postos e agora está em sexto no geral.

Eliminadas nas oitavas de final, as seleções de Portugal (7º) e Suíça (8º) caíram três e duas posições, respectivamente, enquanto Espanha e Dinamarca, que foram despachadas nesta mesma fase do Mundial, estão rigorosamente empatadas na nona posição, com 1.580 pontos, e fecham o Top 10. Os espanhóis subiram um posto e os dinamarqueses saltaram três.

Outra seleção a ter dado adeus à Copa das oitavas, fase em que foi batida pela França, a Argentina ocupa o 11º lugar ao descer seis colocações e agora está logo à frente do Chile. A Suécia, com sua ida às quartas de final do Mundial, subiu 11 postos, entrou no Top 20 e está em 13º no geral. A Colômbia vem logo atrás, em 14º, depois de ter caído diante da Inglaterra na primeira fase eliminatória do torneio na Rússia.

Batido pelo Brasil nas oitavas, o México caiu apenas uma posição e está em 16º, enquanto a Holanda, que sequer foi ao Mundial, se manteve na 17ª posição. E agora está logo à frente da Polônia, que despencou dez postos após ser eliminada já na fase de grupos da Copa. País de Gales e Peru, este último também eliminado no estágio inicial na Rússia, fecham, nesta ordem, o Top 20 da Fifa. Os peruanos caíram nove postos em relação a junho passado

Anfitriã da Copa de 2018, a Rússia teve salto expressivo ao se classificar às quartas de final do torneio. Subiu 21 postos e agora figura em 49º lugar no geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário