quarta-feira, agosto 15, 2018

Movido a energia solar, projeto oferece sessões de cinema gratuitas em João Câmara/RN.

Um projeto itinerante e gratuito de cinema ao ar livre, cujas projeções são movidas à energia solar, chega nestas quarta (15) e quinta-feira (16) à cidade João Câmara, distante 80 quilômetros de Natal. A população da cidade também pode participar de oficinas para aprender a criar fornos que usam o calor que vem do sol para preparar alimentos.

O Cinesolar é um projeto brasileiro que utiliza energia limpa e renovável – a solar – para levar cultura a cidades do interior do país. Para projetar os filmes, um furgão foi equipado com um sistema de captação de energia gerada pelo sol, capaz de gerar a própria energia para alimentar toda sua estrutura de funcionamento. As sessões contam com exibição de longas e curtas metragens.

Além das exibições de filmes, outro destaque da programação é a oficina de Forno Solar, que não usa gás, lenha ou energia elétrica e minimiza, dessa forma, o impacto ao meio ambiente. Com a estrutura, é possível cozinhar alimentos utilizando apenas o calor do sol, que multiplica a incidência de raios ao encontrar superfícies espelhadas.

A oficina apresenta benefícios da utilização da luz solar no preparo das refeições, dentre as quais estão a economia no orçamento doméstico, melhor aproveitamento dos alimentos e, consequentemente, preservação do meio ambiente.

“O Cinesolar nos permite compartilhar atitudes em prol da preservação ambiental, já realizadas em nossos empreendimentos, para as comunidades vizinhas, que muitas vezes estão localizadas em áreas remotas. Pouco a pouco a nossa presença é percebida como um agregador de valor na região", destaca Márcia Massoti, Diretora de Sustentabilidade da Enel Brasil.

A iniciativa é realizada pela empresa Enel Green Power, que conta com empreendimentos de energia eólica no estado, em parceria com a Brazucah Produções. “Além de possibilitar o acesso à produção audiovisual nacional, queremos trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem no país”, comenta Cynthia Alario, diretora da produtora. 

Desde 2013, o Cinesolar realizou cerca de 670 sessões com a exibição de mais de 50 longas e 100 curtas-metragens com a temática socioambiental em 260 cidades. A iniciativa percorreu mais de 70 mil km pelo país e ofereceu cerca de 180 oficinemas, com 5,5 mil participantes, aproximadamente. Nesse período, foram economizados mais de 1.777,6 kW de energia elétrica, o que equivale a cerca de 5,1 mil horas de uma geladeira ligada sem interrupções.

Programação

Quarta-feira, 15 de agosto

    Oficina de Forno Solar
    Local: Escola Municipal Modelo II, Rodovia RN 120. Assentamento Modelo II. João Câmara - RN.
    Horário: das 14h30 às 17h
    
Cine Solar
    Local: Em frente à Escola Municipal Modelo II, Rodovia RN 120. Assentamento Modelo II. João Câmara
    Horário: 19h

Quinta-feira, 16 de agosto
    Oficina de Forno Solar
    Local: Escola José Severiano da Câmara, Rua 21 de abril, bairro São Francisco, João Câmara
    Horário: das 14h30 às 17h
    
Cine Solar
    Local: Praça do Bairro São Francisco. Em caso de chuva será no CMEI-São Francisco. João Câmara - RN.
    Horário: 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário