segunda-feira, janeiro 07, 2019

Presídios não podem ser masmorras, diz Witzel.

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), defendeu hoje (7) que os presídios do estado sejam capazes de devolver presos ressocializados à sociedade e afirmou que as prisões não podem ser masmorras. A afirmação ocorreu durante participação na cerimônia de posse do defensor-geral do estado, Rodrigo Pacheco.

"Presídio não pode ser masmorra. Tem que ser um ambiente em que a gente devolva pra sociedade gente melhor do que entrou lá. Não pode ser escritório do crime nem ambiente de conveniência de facções."

Rodrigo Pacheco foi o mais votado entre os defensores públicos e teve sua nomeação confirmada pelo governador. No passado, Witzel também defensor público do estado antes de assumir como juiz federal.

Ao analisar a situação do sistema prisional, Witzel pediu apoio da Defensoria Pública para solucionar o excesso de presos provisórios no estado e afirmou que é preciso fazer uma ação concentrada nesse sentido.

"Temos 51 mil presos, dos quais quase 20 mil são presos provisórios. É preciso resolver essa questão", disse Witzel, que pretende construir mais vagas para acomodar a população carcerária do Rio de Janeiro. "Não podemos ter os presídios com a situação que hoje é vivenciada. O papel do estado é fazer com que o sistema de segurança pública funcione como um todo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário