sexta-feira, agosto 06, 2010

Mulheres ainda recebem 72% a menos que os homens

A contratação de mulheres está em alta no mercado de trabalho. Elas são as preferidas das empresas, principalmente quando o nível de exigência implica em ter grau de instrução superior. O motivo, no entanto, não está relacionado ao bom desempenho na atividade. As mulheres, simplesmente, custam menos que os homens. O salário médio de trabalhadoras com curso superior completo é de R$ 2.919,99, enquanto que o ganho do sexo oposto, na mesma condição, chega a R$ 5.019,49 — diferença de 72%. Nessa situação, uma empresa pode contratar três mulheres em vez de dois homens e ainda ter troco.

“As empresas estão contratando mais mulheres porque é mais barato”, reconheceu o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, ao divulgar ontem os dados de 2009 da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), a mais completa radiografia do mercado de trabalho brasileiro. Mas isso não significa que todas as mulheres, mesmo comprovadamente competentes, estão em condições salariais inferiores. Há, ainda que minoritariamente, empresas remunerando suas funcionárias bem acima da média de renda masculina. É o caso da Primavera Enxovais, que conta com 10 lojas no Distrito Federal.

Segundo a proprietária da rede, Sueli Ribeiro, todas as 60 vendedoras são mulheres. “Em muitos casos, elas ganham mais que os maridos”, disse. Ela contou que a preferência pelas moças leva em consideração a própria cultura feminina, que está mais alinhada com o tipo de produto que vende. “Desde criança elas já brincavam de casinha. É natural terem bom conhecimento de decoração. E a resposta dos clientes é muito boa quando são atendidos por elas”, ressaltou.

Fonte: Correio Braziliense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário