quinta-feira, agosto 05, 2010

Núcleos da Saúde no RN se destacam na prevenção à violência doméstica

Para garantir a atenção e cuidado necessário às vítimas de agressão, o Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), dispõe de 16 núcleos de prevenção à violência. Cada núcleo é responsável por garantir a implantação da notificação da violência doméstica, sexual ou de outra natureza, estimular o desenvolvimento de estudos e pesquisas estratégicas, articular as redes de capacitação em parceria com os pólos de educação, entre outros.

No ano de 2009, foram registrados 129 casos de violência contra a mulher, sendo 74,4% desses casos ocorridos no município de Natal. A fim de diminuir esses números, o núcleo trabalha notificando os casos juntamente com as unidades de saúde.

As mulheres vítimas de violência que chegarem aos hospitais procurando atendimento devem preencher, juntamente com um profissional da área de saúde, uma ficha informativa. Depois de atendidas elas são orientadas a fazer uma denúncia contra o agressor.

As fichas ficam armazenadas no Sistema Nacional de Agravos de Notificação - SINAN NET, na própria unidade que realizou a notificação ou na Secretaria Municipal de Saúde, que repassa semanalmente os dados para a Sesap e esta para o Ministério da Saúde.

Fonte: D/O.

Nenhum comentário:

Postar um comentário