segunda-feira, outubro 04, 2010

Bombeiros do RN participam de campanha pela doação de medula óssea

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte participa de mais uma ação solidária. Nesta quarta feira, 6, os Bombeiros do Estado do Rio Grande do Norte e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) promovem diversas atividades em função do Dia Nacional de Doadores de Medula Óssea.

Apesar do mito que existe sobre dor e condições de saúde, a doação de medula óssea é mais simples do que se imagina. É preciso apenas ir a um hemocentro habilitado e coletar uma pequena amostra de sangue, material que será encaminhado a um laboratório credenciado para o exame de histocompatibilidade. Os resultados são enviados ao Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), o banco de dados nacional. A doação consiste em uma microcirurgia com apenas um dia de internação hospitalar e repouso.

Para esclarecer dúvidas sobre a doação, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) estará realizando às 10 horas, desta quarta feira, uma palestra para orientar os militares da corporação, bem como a "Blitz Solidária" na avenida Prudente de Morais, onde serão distribuídos panfletos a motoristas e pedestres que passarem pelo local com informações sobre o tratamento.

Às 15 horas, o Corpo de Bombeiros estará deslocando suas viaturas e equipamentos para a sede do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), localizado na rua Floriano Peixoto, 383, Petrópolis, em Natal, onde será realizada uma apresentação para as crianças com câncer e doenças hematológicas e seus familiares.

Logo após a apresentação, por volta das 16h30, haverá uma grande carreata que percorrerá as principais avenidas da capital potiguar com o objetivo de divulgar a campanha e atrair novos doadores de medula óssea.

“Com estas ações, esperamos atrair a atenção dos potiguares para a Campanha de Transplante de Medula Óssea. Hoje, somente o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) conta com cerca de 300 crianças em tratamento. Não podemos ficar de braços cruzados. Podemos fazer muito mais para ajudar estas crianças que precisam de tratamento e de doadores de medula óssea”, disse o coronel Carlos Kleber Lopes Barbosa, Comandante do Corpo de Bombeiros do RN.

Os transplantes de medula óssea cresceram 57,51% nos últimos sete anos.
Seja um doador voluntário e faça esse número aumentar.
Saiba como ser um doador de medula. É simples, rápido e não dói.
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou http://www.formspring.me/minsaude

Nenhum comentário:

Postar um comentário