quarta-feira, outubro 06, 2010

Outubro Rosa é lançado em Natal para conscientizar mulheres sobre a prevenção do câncer de mama

Aconteceu ontem, no Palácio Felipe Camarão, o lançamento oficial do movimento internacional Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da mamografia para combater o câncer de mama. Para chamar a atenção da sociedade para a questão, vários prédios públicos e privados de Natal serão iluminados de rosa como as sedes da prefeitura, da procuradoria geral do Estado, além da praça cívica e várias lojas e shoppings da cidade.

A diretora executiva do Grupo Despertar, Maria Eleni Bezerra Mesquita, acrescentou que quanto mais cedo adoença for diagnosticada maiores as chances de cura. "Todas nós do Grupo Despertar (75 mulheres) já tivemos a doença e sabemos da importância do diagnóstico precoce. Hoje, o grupo trabalha para dar apoio emocional e físico para quem está passando pelo tratamento e o dia de hoje é muito importante para ajudar na conscientização de todas as mulheres", disse.

Luta
Um lei federal de 2008 garante às mulheres a partir dos 40 anos de idade o direito de fazer uma mamografia por ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A presidente da Rede Feminina Contra o Câncer (RFCC), Socorro Aguiar, alertou sobre a importância de se garantir esse direito, mantendo mamógrafos em todos os estados do país. "A lei existe, mas a dificuldade está na falta de mamógrafos no país. Nós temos que lutar para que esse direito seja garantido", disse.

Um comentário:

  1. Estou com meu blog o Aventureiros da Caatinga no Ar adicionei o seu, adiciona o meu por favor Carlos de Cabano http://www.aventureirosdacaatinga.blogspot.com abraços

    ResponderExcluir