O embriologista inglês Robert Edwards é o ganhador do prêmio Nobel de Medicina de 2010 anunciado nesta segunda-feira (4) em Estocolmo, capital da Suécia.
O especialista é considerado o "pai" da fertilização in vitro, técnica que se baseia na colocação de espermatozoide com os óvulos para que aconteça a fecundação.
Robert Edwards e seu parceiro Patrick Steptoe foram os responsáveis pelo nascimento de Louise Brown, o primeiro bebê de proveta do mundo, que nasceu em 1978. No Brasil, a primeira bebê de proveta foi Ana Caldeira, nascida em 1984.
O pioneirismo revoluciounou o tratamento de infertilidade ao fazer com que milhares de mães ao redor do mundo consigam realizar o sonho de ter filhos, como explicou o comitê responsável por anunciar o vencedor.
- Edwards foi premiado pelo desenvolvimento do tratamento da fecundação in vitro. Suas descobertas tornaram possível o tratamento da esterilidade que afeta uma grande parcela da humanidade e mais de 10% dos casais no mundo.
Por meio da fertilização in vitro (em laboratório), os médicos puderam resolver muitos problemas até então impossíveis de ser superados, como obstrução das tubas uterinas e a baixa qualidade dos espermatozoides.
Nenhum comentário:
Postar um comentário