terça-feira, novembro 16, 2010

Começa hoje mutirão para teste de HIV em São Paulo

A partir desta terça-feira (16), alguns postos de saúde do Estado de São Paulo vão realizar um mutirão de testes gratuitos de HIV. A campanha “Fique Sabendo” 2010, iniciativa do governo estadual e das prefeituras, tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce do vírus da Aids, o que é considerado fundamental para o sucesso do tratamento. 

Até 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, cerca de 120 mil exames deverão ser feitos, dos quais 20 mil são testes rápidos (os resultados saem em cerca de 15 minutos).

Mais de 460 municípios aderiram à campanha, num total de 3,5 mil unidades de saúde. Ao todo, foram mobilizados para a ação 40 mil profissionais de saúde de diferentes áreas, entre enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de laboratório.

Em alguns municípios, os testes também serão feitos fora dos serviços de saúde. Algumas unidades irão funcionar em horários alternativos para expandir o acesso do exame.

De acordo com Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, é fundamental que as pessoas com vida sexual ativa façam o teste para descobrirem se são ou não portadoras do vírus HIV.
- E, em caso de positividade, que elas iniciem imediatamente o tratamento.

Na capital, o lançamento da campanha ocorrerá às 10h do dia 16 na Matilha Cultural, que fica na rua Rego Freitas, 542, região central de São Paulo.

Para descobrir quais unidades de saúde irão participar do mutirão, ligue para o Disque Disque DST/Aids: 0800-16-25-50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário