Um comentarista da afiliada da Globo em Florianópolis (SC), a RBS, Luís Carlos Prate, disse que a culpa do tráfego pesado nas rodovias é das pessoas mais pobres, que estão comprando carros demais. O comentário preconceituoso foi dito durante o Jornal do Almoço e foi parar na internet.
- Hoje qualquer miserável tem um carro. O sujeito jamais lê um livro, mora apertado em uma gaiola, que hoje chama de apartamento, não tem nenhuma qualidade de vida, mas tem um carro.
O jornalista ainda criticou o governo por estimular a oferta de crédito para que pessoas de baixa renda comprem carros. Segundo ele, são estes novos motoristas os responsáveis por acidentes e mortes no trânsito.
A reação do público foi de indignação. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo, Martin de Almeida Sampaio, afirmou que o comentário foi uma violação do direito fundamental de todos os cidadãos.
Já a antropóloga, Irene Maria Barbosa, entrevistada pelo Jornal da Record, disse que é absurdo culpar os mais pobres pelos acidentes no trânsito.
- Acabei de tomar uma fechada no trânsito de um carrão, que não lembro nem o nome.
Fonte: Portal R7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário