sexta-feira, maio 27, 2011

Orkut é condenado a pagar R$ 30 mil a mulher que teve perfil “associado a vulgaridades”.

O Google foi condenado pela Justiça do Rio a pagar uma indenização de R$ 30 mil por danos morais a uma usuária do Orkut que diz que seu perfil na rede social foi invadido.

De acordo com a usuária do Orkut, em 2005 o perfil dela no Orkut foi invadido e dados pessoais foram roubados e modificados. Foi gerado, então, um perfil falso, em que ela diz ter sido “ofendida e associada a vulgaridades”. Ela só soube disso após ser alertada por amigos. A usuária diz que entrou em contato com o Google, dono do site, mas não teve retorno.

Na decisão, a desembargadora relatora Célia Maria Vidal, da 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, diz que o episódio “reflete a falta do dever de cautela na contratação e a falha no dever de segurança nos serviços prestado aos consumidores, permitindo a inserção de conteúdos lesivos aos usuários, sem nenhum monitoramento”.

Em nota, o Google diz que não comenta casos específicos e que “não é o responsável pelo conteúdo publicado no Orkut, mas oferece uma plataforma tecnológica sobre a qual milhões de pessoas criam e compartilham seus próprios conteúdos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário