domingo, dezembro 23, 2012

Cartão de crédito é o meio de pagamento preferido nas compras de fim de ano.

Neste período de festas de fim de ano, o brasileiro – cada vez mais fã do cartão de crédito – usa e abusa do dinheiro de plástico. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o volume financeiro transacionado em dezembro chega a ser 35% maior que a média dos outros meses. As compras parceladas, muitas vezes sem juros, podem ser uma mão na roda para o orçamento, desde, é claro, que o dono do cartão saiba como usá-lo.

O economista Marcelo Barros, professor da Faculdade Boa Viagem e coautor do blog Educação de Bolso destaca que a primeira coisa que a pessoa deve fazer é conferir se o limite do cartão está adequado à própria realidade financeira. “A concorrência no mercado de cartões é muito acirrada e as empresas acabam dando limites ideais aos clientes, sem uma análise realista da capacidade financeira.”

Outra observação feita por Marcelo Barros sobre o cartão de crédito é verificar sempre o melhor dia para a compra. Assim dá para planejar melhor o pagamento. Se o banco ou a operadora oferecer um prazo extra para a quitação da fatura, ele também pode ser usado. Desde que a pessoa não entre no rotativo. Mesmo com a redução dos juros observada ao longo desse ano, as taxas do cartão ainda estão entre as mais altas do mercado.

“O cartão pode ser um aliado nas compras. Você pode adequar o fluxo de caixa. Pode fazer as compras agora planejando pagar com o dinheiro que vai receber nas férias em janeiro, por exemplo”, reforça o economista. Ele afirma que é importante acompanhar as compras ao longo do mês. A pessoa pode anotar tudo em uma agenda ou acompanhar a fatura pelo internet banking. “O acompanhamento é fundamental para não perder o rumo.”

A 5ª edição da pesquisa anual sobre o mercado de cartões, divulgada pela Abecs, mostra que o número de brasileiros com algum tipo de cartão já chega a 75%. E o hábito de compra pela internet com cartão de crédito só fez crescer nos últimos dois anos. Avançou de 13% em 2010 para 20% neste ano. A própria Abecs fez uma lista com sete dicas para as compras e o uso consciente do cartão neste fim de ano.

Fonte: D/O.

Nenhum comentário:

Postar um comentário