sexta-feira, setembro 19, 2014

Escócia rejeita independência e continua no Reino Unido.

Empolgação – Partidários do 'não' comemoram permanência no Reino Unido
Empolgação – Partidários do ‘não’ comemoram permanência no Reino Unido.

Os escoceses decidiram continuar o casamento de 307 anos com o Reino Unido e rejeitaram a independência do país em um plebiscito histórico realizado na quinta-feira. Com a apuração finalizada nesta sexta, o placar apontou para uma vitória mais folgada do que aquela prevista nas últimas pesquisas: 55,3% a 44,7%. Ou 2 milhões de votos, contra 1,6 milhão. Dos 32 distritos eleitorais da Escócia, apenas quatro deram a vitória ao “sim”, entre eles Glasgow, a maior cidade do país. A capital Edimburgo votou em peso pelo “não”: 61% a 39%

Diante da frieza dos números, o grande artífice da campanha pelo “sim”, o nacionalista Alex Salmond, reconheceu a derrota antes mesmo do final da apuração. “A Escócia decidiu que, neste momento, não quer se transformar em um país independente e eu aceito esse veredicto”, afirmou na manhã de sexta (madrugada no Brasil), em Edimburgo. O político também elogiou o processo democrático e exaltou a participação de 85% dos escoceses no referendo. Salmond acrescentou que agora vai cobrar do premiê David Cameron e do Parlamento britânico que cumpram a promessa de maior autonomia ao país.

Aliviado com o resultado do plebiscito, Cameron discursou de sua residência oficial em Londres e disse estar contente com a decisão do povo escocês de manter as “quatro nações” unidas. “Agora é o momento de nosso Reino Unido se unir e seguir adiante”, disse ele, garantindo que vai cumprir as promessas de mais poderes à Escócia. Além disso, Cameron defendeu sua postura em permitir a realização do referendo depois da expressiva vitória dos nacionalistas escoceses nas eleições locais em 2011. O premiê disse que não podia bloquear a convocação da consulta porque é um “democrata” e era “correto respeitar” a vontade da população da Escócia. Cameron também admitiu que teria ficado com o “coração partido” em caso de vitória do “sim”. “Sei que este sentimento é partilhado pelas pessoas, não só de nosso país, mas também do mundo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário