sábado, setembro 20, 2014

Professores podem se inscrever no Prêmio Educação Empreendedora.

Empreendedorismo não é assunto somente para quem está no mercado. A educação empreendedora na sala de aula pode apresentar aos estudantes uma alternativa de futuro profissional ou desenvolver habilidades que serão úteis em qualquer carreira. Para estimular iniciativas desse tipo, o Prêmio Educação Empreendedora está com inscrições abertas até o próximo dia 21. A iniciativa é voltada para professores que ensinam empreendedorismo aos estudantes universitários.

O objetivo do prêmio, promovido pelo Sebrae e pela Endeavor, é valorizar e nacionalizar projetos educacionais sobre empreendedorismo nas instituições de ensino superior. Os professores podem se inscrever aqui no link da premiação, onde também é possível acessar o regulamento.

A escolha da iniciativa mais inovadora será divulgada no dia 14 de outubro, durante a Rodada de Educação Empreendedora Brasil 2014, em Angra dos Reis (RJ). O vencedor ganhará uma participação no Simpósio de Educação Empreendedora da Babson College, nos Estados Unidos, uma das mais conceituadas escolas com foco em empreendedorismo do mundo.

Vencedor da primeira edição do prêmio, em 2010, e novamente ganhador na edição de 2012, o professor Marcus Vinícius Linhares, do Instituto Federal de Tecnologia de Picos (PI), destaca o que considera o mais relevante na participação de um prêmio como esse. “Claro que o reconhecimento que o prêmio representa é importante, mas o melhor é a oportunidade que ele cria de compartilhar metodologias que podem ser replicadas em qualquer instituição”, afirma.

Em 2010, Marcus Vinícius conquistou o primeiro lugar com a criação de uma feira onde todos os produtos eram feitos pelos alunos do Instituto. “Eles foram capacitados para fazer a confecção dos produtos, a análise financeira e de mercado, buscar fornecedores e investidores”, conta. A feira envolveu os cerca de 560 alunos do Instituto – de cursos diferentes como Administração, Química e Informática – e foi um sucesso. Mais de duas mil pessoas circularam no evento em cada um dos dois dias da feira.

A conquista do segundo prêmio ocorreu em 2012, após o professor decidir trabalhar o empreendedorismo no mundo digital, por meio do jogo Gestor BOX (www.redegbox.com.br). “Lido com o tema do empreendedorismo em sala de aula há cerca de 15 anos. Tenho alunos que trabalham comigo desenvolvendo pesquisas sobre empreendedorismo, envolvidos no jogo. Tive estudantes que já viraram empreendedores, com patentes registradas. O empreendedorismo não é só abrir uma empresa, é uma atividade capaz de transformar qualquer cenário”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário