sexta-feira, fevereiro 17, 2017

Mercado de música digital cresceu 70% no primeiro semestre de 2016.

Nos últimos anos, o mercado de música digital tem apresentado forte crescimento. De acordo com a Associação Pró-Música Brasil, esse comércio correspondeu por 70% do setor fonográfico brasileiro no primeiro semestre de 2016. Dessa forma, tanto os consumidores, quanto empresários, já conseguem perceber que a tendência para 2017 é que a internet seja a grande propulsora de artistas.

Ainda de acordo com a Associação Pró-Música Brasil (antiga Associação Brasileira de Produtores de Discos ? ABPD), dentro dos formatos digitais, o streaming “on demand” ou “interativo”, remunerado por subscrições mensais foi a modalidade que mais influenciou no desempenho do mercado. Ao todo, o crescimento registrado no primeiro semestre de 2016, foi de 121% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Isso significa que plataformas como o YouTube, são essenciais para os músicos. Aliás, vale ressaltar que diversos nomes do cenário artístico atual começaram a fazer sucesso por meio de vídeos amadores. Cantar e tocar um instrumento musical com habilidade, bem como investir numa boa estratégia de marketing, pode fazer toda a diferença no mercado.

Receitas decorrentes de publicidade em streaming de áudio e vídeos musicais, assim como aquelas com origem na telefonia móvel, tiveram aumento de 16% e 12%, respectivamente. A Associação Pró-Música Brasil disse que o faturamento com downloads caiu pela primeira vez desde que começou a ser monitorado no Brasil (-34%).

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