Nos últimos anos, o mercado de música
digital tem apresentado forte crescimento. De acordo com a Associação
Pró-Música Brasil, esse comércio correspondeu por 70% do setor
fonográfico brasileiro no primeiro semestre de 2016. Dessa forma, tanto
os consumidores, quanto empresários, já conseguem perceber que a
tendência para 2017 é que a internet seja a grande propulsora de
artistas.
Ainda de acordo com a Associação
Pró-Música Brasil (antiga Associação Brasileira de Produtores de Discos ?
ABPD), dentro dos formatos digitais, o streaming “on demand” ou
“interativo”, remunerado por subscrições mensais foi a modalidade que
mais influenciou no desempenho do mercado. Ao todo, o crescimento
registrado no primeiro semestre de 2016, foi de 121% em comparação ao
mesmo período do ano anterior.
Isso significa que plataformas como o
YouTube, são essenciais para os músicos. Aliás, vale ressaltar que
diversos nomes do cenário artístico atual começaram a fazer sucesso por
meio de vídeos amadores. Cantar e tocar um instrumento musical com
habilidade, bem como investir numa boa estratégia de marketing, pode
fazer toda a diferença no mercado.
Receitas decorrentes de publicidade em
streaming de áudio e vídeos musicais, assim como aquelas com origem na
telefonia móvel, tiveram aumento de 16% e 12%, respectivamente. A
Associação Pró-Música Brasil disse que o faturamento com downloads caiu
pela primeira vez desde que começou a ser monitorado no Brasil (-34%).
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