sábado, fevereiro 18, 2017

Justiça derruba liminar que proibia Caixa de exigir que funcionários de SP trabalhem aos sábados.

A Justiça derrubou a liminar que proibia o banco de exigir que seus funcionários no estado de São Paulo trabalhem aos sábados caiu. A proibição havia sido expedida pela juíza Ana Carolina Nogueira da Silva, da 52ª Vara do Trabalho de São Paulo.

O banco anunciou esta semana que as agências ficarão abertas em cinco sábados para atender trabalhadores com direito ao saque de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

"A liminar já foi suspensa. Ela determinava que os empregados não poderiam ser obrigados a vir e todos os funcionários que estão trabalhando no Brasil foram convidados aceitaram trabalhar no sábado. Nós temos muito cuidado com o empregado Caixa, pois sabemos que eles fazem o patrimônio da empresa", disse Nelson de Souza, vice-presidente de habitação da Caixa.

"Com relação ao atendimento em São Paulo neste sábado (18), a Caixa esclarece as agências bancárias estão abertas e atendendo exclusivamente os interessados em informações sobre contas inativas do FGTS. A liminar concedida ontem pela justiça de São Paulo foi derrubada", complementou a assessoria de imprensa do banco em nota.

"A Caixa ressalta, porém, que essa liminar concedida inicialmente pela Justiça em nenhum momento não impedia a abertura das agências, mas apenas restringia o banco a obrigar os empregados a trabalharem no sábado."

A Caixa informou que mais de 1 milhão de atendimentos de consulta ao FGTS inativo foram feitos nos últimos três dias (quarta, quinta e sexta) em todo o Brasil. O site teve 60 milhões de acessos e o atendimento pelo 0800 também registrou 1 milhão de atendimentos nesse período. 

A liminar determinava que os empregados da Caixa não seriam obrigados a fazer horas extras neste sábado (18) e nos dias 11 e 12 de março de 2017, sob pena de pagamento de R$ 5 mil por dia para cada empregado que trabalhar nestas datas. O pedido da liminar foi feito pela Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal do Estado de São Paulo (Apcef/SP).

Ainda antes de a queda da liminar, a Caixa havia informado que a decisão não impedia a abertura da agências em São Paulo, e que os empregados que trabalhariam convidados pelo banco.

Neta semana, a Caixa anunciou que 1.891 agências estarão abertas em outros quatro sábados: 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho. O horário de funcionamento será das 9h às 15h. Via G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário