terça-feira, abril 04, 2017

Confiança dos brasileiros cai em março após dois meses de alta

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) teve queda de 2,3% em março frente a fevereiro e registrou 102,2 pontos no mês passado. Apesar desse recuo, o índice é 4,5% maior que o de março de 2016, mas 6,1% inferior à média histórica. Dos seis indicadores da pesquisa, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira (4), apenas o índice de endividamento melhorou, com crescimento de somente 0,4% frente a fevereiro. Apesar dessa alta, o indicador permanece 5,9% abaixo da série histórica.

De acordo com o economista da CNI Marcelo Azevedo, o INEC está oscilando muito nos últimos meses em patamar muito baixo. “Isso sinaliza muita preocupação do consumidor com a economia e com sua situação financeira, o que prejudica a retomada de um consumo mais forte capaz de impulsionar a atividade econômica”, destaca.

Os outros cinco indicadores – inflação, desemprego, renda pessoal, compras de bens de maior valor e situação financeira – tiveram queda entre fevereiro e março. A maior queda foi no índice de expectativa de inflação, que está 6,9% menor, o que indica maior preocupação dos brasileiros com a alta nos preços.

Em relação ao índice de expectativa sobre o desemprego, com redução de 3% frente a fevereiro, há maior preocupação das pessoas sobre o fechamento de vagas no mercado de trabalho. O indicador de perspectiva sobre a renda pessoal recuou 2,9% e o de expectativas sobre compras de bens de maior valor diminuiu 1% em março em relação ao mês anterior.

Conforme o levantamento, com exceção do índice de compras de bens de maior valor, os demais seguem consideravelmente abaixo de suas respectivas médias históricas. Só o índice de situação financeira, com queda de 2,1% na comparação com fevereiro, está 13,9% abaixo da média histórica. Esta edição do INEC, feita em parceria com o Ibope Inteligência, ouviu 2.000 pessoas em 126 municípios entre 16 e 19 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário